segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sociologia - Max Weber

Por:  Felipe Becari Comenale


Max Weber acredita que a marca dos tempos modernos é a racionalização. Tudo é racional; a economia, o Estado... É TUDO UMA MARCA CAPITALISTA, O PREDOMÍNIO DO CAPITALISMO, UMA RACIONALIZAÇÃO QUE TENDE A DOMINAR A MORALIDADE INTRAMUNDANA. O grande objetivo é ser um profissional, e não querer ser, como queriam os puritanos. O Capitalismo requer isso!!

Partindo disto, foca seus estudos principalmente na AÇÃO dos indivíduos. De fato, sua maior preocupação e objetivo é compreender o sentido que cada autor dá à sua própria conduta, suas próprias ações.

Neste infinito jogo de ações, acredita que o homem é o centro, tem o poder de articular a evolução e escrever a história. Segundo Weber, ESTAMOS SEMPRE CRIANDO CULTURAS, MODIFICANDO O MUNDO.

“A premissa transcendental de qualquer ciência da cultura reside... na circunstância de sermos homens de cultura, dotados de capacidades e da vontade de assumirmos uma posição consciente em face do mundo e de lhe conferirmos um sentido” (Weber)

Assim, segue os pensamentos de Nietzsche, dizendo que o homem é o inventor de tudo, que não é dotado, mas sim adquiri cultura e sabedoria ao longo da vida. Weber estuda então os propósitos, os quereres, as vontades... (1º sociólogo a diferenciar ciências da natureza das ciências sociais)

Portanto, focando no principal estudo de Weber, as ações dos indivíduos, o autor estabeleceu quatro categorias, as quais:

1) AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A UM OBJETIVO/FIM: ao realizar a ação, o autor concebe claramente seu objetivo e combina os meios disponíveis para atingi-lo.
Exemplos: o engenheiro que constrói uma ponte, o jogador que chuta para fazer o gol, o general que traça estratégias para vencer a batalha, etc.

2) AÇÃO RACIONAL COM RELAÇÃO A UM VALOR: o autor age racionalmente, aceitando todos os riscos, não para obter um resultado objetivo, extrínseco, mas para permanecer fiel à sua idéia de honra. Não foca-se o resultado em si, mas sim aos valores momentâneos relacionados.
Exemplo: capitão que afunda junto com o navio por não querer abandoná-lo.

3) AÇÃO AFETIVA: é a ação ditada imediatamente pelo estado de consciência ou humor do sujeito. É a descarga inconsciente de um estado sentimental. Também não tem um objetivo como justificativa de realização.
Exemplos: bofetada que a mãe dará na criança, quando essa a desrespeitar, a briga no jogo de futebol depois de uma entrada violenta, etc.

4) AÇÃO TRADICIONAL: é a ação ditada pelos hábitos/costumes tradicionais, crenças, etc. Não precisa conceber um objetivo (também), nem um valor. O autor simplesmente obedece a uma rotina imposta por longa prática da sociedade.
Exemplos: Parar no sinal vermelho, escovar os dentes, cumprimentar as pessoas pela manhã, etc...

Por fim, Weber diz a máxima de que para todas as ciências, o conhecimento é uma conquista infinita, que nunca chegará a um fim, assim como a investigação dos atos e das relações sociais, etc... Pensando assim, ele vai contra os pensamentos de COMTE e DURKHEIM, que, segundo ele, sonhavam com sociedades organizadas e bem resolvidas, permeadas por leis sociais bem definidas.

Nenhum comentário: