segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sociologia - Auguste Comte

Por:  Felipe Becari Comenale


Comte é o pai do positivismo, criou a filosofia positiva. Pode ser considerado também como um fundador da sociologia. Acreditava em uma sociologia poderosa, nada modesta, que ditaria o padrão da sociedade a fim de estabelecer a reorganização social.
Derrubou a Igreja em seus estudos, disse que a religião é uma ciência. Aliás, após criar o positivismo, nomeou-o de religião, dizendo que, portanto, foi o criador de uma religião. Essa religião Comte chamou de Religião Humanidade, ou religião da Unidade Humana, indo contra as crenças e valorizando as ações humanas na constituição da história.
Segundo ele, a transição pós era medieval (influenciada pela Revolução Francesa) transformou a sociedade assim: sacerdotes e militares dão lugar a cientistas e industriais (estes no sentido amplo; banqueiros, diretores de fábricas). E por que? Porque diz que quando o homem evolui, ele produz e inova, não precisa mais de militares para conter a guerra entre os próprios homens, a guerra agora é contra a natureza, por exemplo, no extrativismo, na produção. Como complemento, cabe dizer que Comte defendia a paz, repugnava a violência, por esta ser, de certa forma, retrata da desordem. Complementando, diz que o instinto militar favorece a guerra, e o instinto industrial favorece a criação de meios, portanto, apontando para evolução da sociedade, fato inegável e certo.

Assim criou o positivismo: chega de tanto buscar a deuses e explicações do além para os fatos cotidianos e a história das coisas. É preciso analisar o real, um fato real, objetivo, para entender nossa existência e o porquê de nossas ações. Nessa concepção, o homem é que faz sua história, basta pensar que somos uma sociedade dominada pelos mortos, já que os que aqui vivem sempre seguem idéias dos que já passaram. O positivismo nega que todas as explicações das coisas e do mundo venham de um lugar único, principalmente inalcançável aos homens. Para Comte, a prova do valor do pensamento positivista em relação ao mundo social pode ter como referencial o sucesso de outras ciências (matemática, astronômica, física, química e biológica), onde são analisados os objetos a alcance e manipulação do homem. Ou seja, vive-se a realidade! Constitui-se a realidade!
Em suma, o método positivista caracteriza-se pela observação e análise dos fatos sociais, este é o caminho para o entendimento da sociedade, para o estabelecimento da ORDEM e assim, rumo ao PROGRESSO.

Constituindo este pensamento positivista, Comte criou sua principal marca, onde diz que impreterivelmente, toda sociedade passa pela “LEI DOS TRÊS ESTADOS”, onde:
1) teológico: deuses, tudo é sagrado, muita religião, sacerdotes dotados de extremo poder. O homem se baseia neste mundo “irreal” para responder a perguntas como: “quem sou eu?”, “da onde vim”?
2) metafísico: continua sendo coisa abstrata, mas um pouco mais 'real', já pensamos em Natureza, Capital, Estado... A busca pelas perguntas anteriores ainda continuam...
3) positivista: estudo das leis que ditam as relações, análise do real , do cotidiano, dos mistério da relação entre os homens, observação e compreensão do poder do homem no rumo da sociedade e da importância da sistematização deste pensamento para que possa adquirir-se a ordem entre eles.
Por fim, Comte diz ainda que para que o positivismo vigore e a sociedade evolua, todos devem ter pensamentos altruístas, não egoístas (mesmo pensamento de Durkheim). Diz também que a monarquia X iluminismo é o principal problema da sociedade, mas que a ciência deve prevalecer mais cedo ou mais tarde sobre a teologia.

Nenhum comentário: