segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sociologia - Émile Durkheim

Por:  Felipe Becari Comenale


Durkheim focou todos seus estudos sobre a sociedade, os indivíduos que a comportam e quais atitudes e fatos realizados por estes constituem a própria sociedade.

De partida, o autor “divide” a sociedade em dois tipos, guiadas por dois tipos de solidariedade: mecânica e orgânica.

Por solidariedade mecânica, entende-se por uma solidariedade, isto é, uma “compaixão” e combinação das atitudes por meio da semelhança. Os indivíduos da sociedade guiada pela solidariedade mecânica têm os mesmos gostos, sentimentos, valores e reconhecem como sagrados os mesmos objetos. É associada às populações antigas e arcaicas, onde Durkheim acredita que a sociedade vem sempre à frente do indivíduo. Sociedade em primeiro lugar. Dentro da sociedade “mecânica” as condutas são guiadas pela coletividade e consenso do pensamento. Talvez por isso, com todos pensando da mesma forma e buscando um único ideal coletivo, qualquer desvio de conduta seja considerado um crime, desaforo e ameaça à coletividade. Quando isso acontece, é praticado o Direito Repressivo, ou seja, a repressão, punição e instauração da disciplina rígida àquele que cometeu a infração. Durkheim ainda diz que mesmo tratando-se de uma sociedade em prol de um único objetivo, ou únicos, mas iguais para todos, ela pode ser diferente de outras sociedades, o que caracteriza o pensamento por segmento (membros unidos, formando o coletivo, mas separado de outros coletivos). Nesta sociedade, os sentimentos comuns têm grande força, caracterizando a consciência coletiva.

Por solidariedade orgânica, a mais defendia e estudada por Durkheim, implica no contrário à mecânica, ou seja, gostos e objetivos, interesses e sentimentos individuais, onde cada indivíduo toma seu caminho próprio dentro da sociedade. Isto não é ruim, pois, como considera Durkheim fazendo uma analogia, é como se fossem todos os diferentes órgãos do corpo humano, trabalhando individualmente e diferentemente, mas todos essenciais para o funcionamento global do sistema. Sem um deles, a máquina quebra. Assim, surge a divisão do trabalho, diferenciação das profissões e emergência de novos grupos e instituições (diz que estas instituições mantém a ordem, são conservadoras por essência, quer seja de família, de escola, polícia, governo, etc.), que derrubam a sociedade mecânica. Em contrapartida ao Direito Repressivo, a solidariedade orgânica instaura o Direito Restitutivo, que ao invés de punir, procura restabelecer a ordem das coisas como devem ser, procurando evitar o caos e a anarquia da população. Durkheim defende tanto esta idéia de coletividade e evolução através da solidariedade orgânica, que se alguns apontam para os contratos entre indivíduos, dizendo que estes são puramente individuais, ele defendia dizendo que mesmo sendo individuais, os contratos respeitam regras, limites e princípios da sociedade, o que de fato colabora com a construção social e evolução. Durkheim só atenta para a preservação da consciência coletiva na sociedade orgânica, dizendo que com as divisões de trabalho, conflitos de moral poderiam aparecer devido a procuras da mesma tarefa, por um volume grande de indivíduos.
Durkheim argumenta também sobre o suicídio. Este poderia estar muito ligado à divisão do trabalho e à sociedade orgânica, pois, ao fazerem suas escolhas, os homens muitas vezes poderiam posteriormente sentir-se infelizes, descontentes com seus rumos, levando ao suicídio. Culpa as crises econômicas e as inadaptações de alguns trabalhadores quanto aos problemas com a coletividade e os suicídios subseqüentes.

Sobre o suicídio, pegando o gancho anterior, Durkheim dizia que este pode ser a partir de três concepções:

Egoísta = o indivíduo é frustrado ou descontente com suas atuações, condições e sentimentos, tirando sua própria vida, por um motivo que não influenciará positivamente na sociedade. Geralmente ligados à casamentos, religião, família, etc.

Altruísta = quando o suicídio é cometido por alguma causa maior, como um sacrifício por outra pessoa, ou uma paixão por bem que está sendo perdido ou destruído. Porém, sinaliza certa fraqueza ao se deixar levar por instintos, mesmo estes não sendo individuais.

Anômico = Caracterizado por aqueles ligados às crises econômicas e à ausência de normas ou fatos importantes. Em outras palavras, o sujeito perde dinheiro e se mata, ou então, não sai do lugar, se vê num beco sem saída, e se mata.

(ANOMIA = AUSÊNCIA OU DESINTEGRAÇÃO DAS NORMAS SOCIAIS. Confusão, anarquia, sensação de desordem)

Quanto à religião, ia contra COMTE, dizendo que ele precipitou-se ao dizer que criara uma nova religião, se sabia que religião é uma criação coletiva.
Ia contra COMTE também dizendo que COMTE vivia muito no mundo abstrato, ideológico, futuro. Durkheim diz se preocupar com o passado e presente, e diz também da necessidade de elevar a sociologia à categoria de ciência.

E O QUE, AFINAL, REGULA TODOS OS INDIVÍDUOS E A SOCIEDADE?

OS FATOS SOCIAIS!!! QUE PERMEIAM TODAS AS RELAÇÕES INDIVIDUAIS E TAMBÉM DOS INDIVÍDUOS COM A SOCIEDADE.

Durkheim diz que os FATOS SOCIAIS são o domínio da própria sociologia, são eles as bases de estudo e compreensão da sociedade.

“é fato social toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter”

ou ainda...

“é fato social toda maneira de agir ou de fazer coletivo, morfológico ou fisiológico, suscetível à coerção em território livre, exterior”

Por fim, todo fato social, segundo Durkheim, deve ser trado como “coisa”, já que não se conhece o exato porquê de respeitá-lo ou seguí-lo, mas mesmo sendo abstrato, ele existe e impõe a conduta entre os indivíduos. “É uma realidade observável da qual não conhecemos de fato sua natureza”. São fatos, por menores que sejam, que apresentam algum interesse da sociedade.

Então, de acordo com a definição de fato social, como identificá-lo?
PELA COERÇÃO QUE EXERCEM SOBRE OS INDIVÍDUOS, ISTO É, PELA IMPOSIÇÃO QUE OFERECE A ELES, seja da sociedade, sejam dos grupos e instituições conservadoras.

Nenhum comentário: