segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Linguagem Jurídica - Resumo de Estudos (aula 7 a aula 11)

Questionários das aulas 7 a 11, lecionadas pelo Prof. Wallace Ricardo Magri, coordenador do curso de Direito da FMU- Matéria da prova semestral. 
Por:  Felipe Becari Comenale

Aula 7 – Leitura atenta: pragmática

1)Qual a diferença entre o objeto de estudos à lingüística de Sausurre e a pragmática?
R. A pragmática, de John Austin e Paul Grice, centra na fala seus objetos de estudo, considerando que os signos lingüísticos (objetos de estudo de Sausurre) são insuficientes para a explicação das distinções entre as frases, enunciados, textos, etc.

2)Qual a diferença entre pressupostos e subentendidos?
R. Enquanto que os pressupostos são entendidos como aquilo que deve-se considerar verdadeiro dentro de um contexto, para assim explicá-lo, os subentendidos o acompanham representando as sensações e as impressões que o leitor ou receptor tem ao se confrontar e relacionar com um texto. Em uma forma básica de entendimento, é como se fosse a veracidade, o fato, e o outro a idéia que acompanha essa verdade, intencionalmente ou não, isto é, sendo efetiva dependendo apenas do receptor em questão.

Aula 8 – Comunicação e funções da linguagem

1)Quais os elementos básicos da comunicação? Explique.
R. Os elementos são o remetente, o destinatário, o código, o canal, o referente e a mensagem, onde: remetente: aquele que dá impulso ao ato da comunicação, tornando-a possível; código: é necessário que ambas as partes partilhem do mesmo código de linguagem, isto é, por meio da fala e da língua semelhante; canal: é preciso o espaço físico semelhante e real entre as partes, para que a mensagem seja transmitida e não perdida; referente: é o que permite que o assunto seja entendido, é o referencial da conversa; mensagem: é o centro, o conteúdo efetivo da transmissão.

2)O que se entende por função de linguagem referencial e função de linguagem conotativa?
R. Por função de linguagem referencial compreende-se a mensagem/comunicação realizada em sentido claro, objetivo, informativo, com intuito de informar o receptor, sem mais delongas. Já por linguagem conotativa entende-se aquela mensagem/comunicação que carrega a intenção de convencer o receptor à respeito do assunto tratado, isto é, buscando formas de convencimento para uma possível mudança favorável de opinião.

Aula 9 – Redação jurídica
1)O que deve ser abordado por um texto normativo? Explique.
R. Deve ser abordada uma série de trechos descritivos, os quais qualificam minuciosamente os fatos, os sujeitos e os ocorridos. Isto significa expor o próprio fato (“quando”), o registro espacial (“onde”), a causa ou motivo do fato (“porquê”) e o resultado ou conseqüência do fato (“por isso”). Diante destas informações, o expositor apresenta um caso concreto e perfeitamente possível à julgamento, que diante da minuciosidade dos fatos, passa a ter condições necessárias para ser o mais justo possível.

2)Qual a diferença entre dissertação expositiva e dissertação argumentativa? Quais partes compõem uma dissertação?
R. Na dissertação expositiva ocorre a mera exposição das idéias ou dos fatos. Para isso, o expositor deve dominar o assunto, e o objetivo não é, definitivamente, a defesa de um ponto de vista. Já na dissertação argumentativa, o redator tenta convencer o leitor quanto às suas idéias, usando assim técnicas persuasivas. É a característica do discurso jurídico, prevalente em relação à dissertação expositiva. Tanto em uma quanto em outra, a sua estruturação é seguida por introdução (anúncio do tema), desenvolvimento (explanação das idéias e provas de sua veracidade) e conclusão (oportunidade de convencimento; desfecho da narrativa/discurso).


Aula 10 – Interpretação de textos – Semiótica – Parte I

1)Quais são os níveis de geração do sentido em um texto? Explique-os.
R. Nível fundamental: é o nível mais profundo dentro da organização de um texto. Baseado em oposições semânticas, carrega os maiores significados através das oposições comumente utilizadas como, por exemplo, masculino/feminino, vida/morte, saúde/doença, entre outras.
Nível narrativo: é o desenvolvimento das articulações e relações dos sujeitos com os objetos contidos no texto, isto é, os valores, as oposições e as mudanças de estado relacionadas com os objetos, partindo dos sujeitos do texto.
Nível discursivo: as relações dos outros níveis (anteriores e mais profundos) recebem a representação de temas e imagens, atingindo a superfície e destaque no texto.

2)O que se entende por euforia e disforia? Exemplifique.
R. Se foria entende-se por “força que leva adiante”, quando um termo é carregado positivamente pode-se dizer que é então um termo eufórico, carregado de euforia (o que oferece continuidade). Já por disfóricos (com disforia), entende-se por aqueles termos carregados negativamente, isto é, não oferecem uma continuidade. Todo esse sentido atribuído depende do contexto/sintaxe do texto discutido. Como exemplo, em um filme sobre ataques terroristas, o temo “guerra” é negativo, portanto disfórico. Porém, se este termo for usado em um filme dramático, onde em toda manhã o pobre vai à “guerra” pelo sustento de sua família, em busca de trabalho, o termo pode ser considerado eufórico, pois carrega consigo um valor positivo. Um exemplo mais simples seria a palavra “liberdade”, que é eufórica e “prisão”, que é disfórica.

Aula 11 – Interpretação de textos – Semiótica – Parte II
1)O que se entende por temas e figuras? Exemplifique.
R. Temas e figuras são os itens que o produtor de um texto utiliza para expressar sua ideologia. Mais abstratos que as figuras, os temas regem a história, isto é, rodeiam o caminho do texto partindo de um ou mais princípios, nos quais o leitor possa se identificar e identificar também a história e/ou a mensagem. Já as figuras, vêm por associação, dependendo dos temas, para auxiliar na compreensão dos mesmos. Exemplo: o autor quer passar a imagem de vitória, de superação, do tipo “nunca desista de seus sonhos”. A partir disto, aborda o futebol como TEMA, contando a trajetória de um humilde menino de rua que se tornou campeão mundial, como capitão da seleção brasileira de futebol. Como figura, que auxilia o tema (dependente também deste), o texto tem uma foto ou desenho de um jogador levantando a taça da copa do mundo, ou então, de um homem comemorando um gol, o que associa o a compreensão do tema vitória, superação, etc.

2)O que se entende por isotopia?
R. Isotopia é o uso de temas e figuras em um texto, o que amplia e facilita o entendimento de suas mensagens que, dependendo do leitor, pode desencadear em diferentes percepções e interpretações (de um mesmo texto).

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